Como adaptar o seu negócio em tempos de pandemia
Resumo
Distanciamento social, limpeza rigorosa dos espaços e orientação sobre os cuidados com a higiene pessoal. Essas são algumas exigências para as empresas funcionarem. Leia neste artigo como adaptar o seu negócio.
A pandemia do coronavírus exige que empresas de todos os portes e segmentos de mercado se adaptem às novas exigências do governo. Elas contribuem o combate à proliferação do vírus, evitando que mais pessoas fiquem doentes e tenham que ser encaminhadas para o sistema de saúde.
As mudanças necessárias englobam tanto hábitos mais rigorosos de higiene pessoal, que devem ser incentivas pelas empresas em todo o país, quanto cuidados maiores em relação à higienização de espaços e objetos. Também é preciso manter o distanciamento social, dentro do comércio, escritórios e indústrias.
Assim, em meio a tantas regras para que os estabelecimentos continuem funcionando mesmo com a circulação do covid-19, é possível que haja dúvidas. Então, reunidos as principais dicas de como adaptar o seu negócio em tempos de pandemia. Confira lendo os tópicos a seguir.
- Cuidados gerais em tempos de pandemia
- Dicas para reinventar o seu negócio
- Mudanças físicas para melhor adaptação
Cuidados gerais em tempos de pandemia
A adaptação do comércio para que possa funcionar mesmo em meio à pandemia do coronavírus exige uma série de cuidados. Além disso, há regras que podem variar conforme o estado e a cidade onde o estabelecimento está localizado.
De todo o modo, há recomendações gerais, que servem para todas as empresas, independente do setor da economia a qual pertencem. Da mesma forma, essas orientações se estendem a seus clientes, colaboradores, fornecedores e demais envolvidos.
Confira a seguir quais são os principais cuidados em tempos de pandemia:
O que os estabelecimentos comerciais devem fazer:
- Dispor de álcool gel 70% para uso dos clientes e colaboradores, sendo que o mesmo pode ser oferecido aos clientes assim que entrarem na loja;
- Ter nos banheiros água, sabão e toalhas descartáveis, bem como lixeiras, preferencialmente, de acionamento não manual;
- Limpar com frequência, ao longo do expediente, superfícies de contato, como interruptores, maçanetas, corrimãos, telefones, controles remotos, teclados de computador, máquinas de cartão, bancadas, móveis e outros;
- Higienizar pisos, banheiros e todos os ambientes, todos os dias, com a regularidade necessária, sendo que os responsáveis por isso devem estar protegidos com máscara, luvas e demais acessórios;
- Evitar reunir as pessoas, seja para reuniões, seja na hora de fazer as refeições e lanches;
- Manter as pessoas, tanto os funcionários quanto os clientes, distantes, pelo menos, 1,5 metro, dentro da loja, sendo a sua aproximação feita apenas quando necessário;
- Proibir a entrada no estabelecimento de pessoas sem máscara;
- Fornecer aos colaboradores o número de máscaras necessário para a jornada de trabalho;
- Alternar dias de expediente entre funcionários, conforme o número de colaboradores;
- Considerar jornadas flexíveis e cuidados específicos com empregados que pertencem ao grupo de risco para a covid-19;
- Garantir a ventilação do ambiente, com portas e janelas abertas;
- Fixar cartazes com as recomendações para todos os frequentadores do estabelecimento;
- Os cuidados que se aplicam a clientes e colaboradores devem integrar a relação com fornecedores.
O que as empresas devem orientar para os colaboradores
- Que já estejam com a máscara no rosto ao entrarem no estabelecimento, sendo que ela deve ser trocada a cada quatro horas. As máscaras usadas devem ser colocadas em sacos plásticos para posterior lavagem;
- Que limpem os seus calçados na porta de acesso;
- Que lavem as mãos com água e sabão, inclusive os punhos, com regularidade durante o expediente;
- Que não se abracem nem façam outros contatos físicos;
- Que não compartilhem itens de uso pessoal, como caneta, telefone, celular, mouse, xícara, etc;
- Que evitem o uso de acessórios, a exemplo de anéis, brincos, pulseiras, relógios e outros;
- Que ao espirrarem ou tossirem, cubram a boca e o nariz com o braço (na dobra do cotovelo), mesmo de máscara. Também usem papel e depois o descarte imediatamente;
- Que não vão trabalhar se apresentarem sintomas como febre, tosse seca, cansaço excessivo e outros sinais que posam indicar covid-19.
Dicas para reinventar o seu negócio
Empresas de todos os segmentos, inclusive, lojas que comercializam os mais variados produtos, devem se adaptar de maneira adequada, não só porque se trata de uma exigência do governo. Mas também porque é o jeito certo de continuar com as portas abertas e reduzir os prejuízos.
Portanto, agora, pode ser o momento perfeito de apostar em algumas mudanças, muitas das quais você até já estava pensando em implementar no seu negócio. Um exemplo é o uso da internet para se comunicar e vender para novos consumidores e mesmo para os que já são os seus clientes.
Afinal, mesmo quando o comércio pode funcionar, muitas pessoas preferem manter o isolamento social ficando em casa e apenas saindo quando é indispensável. E, para tanto, nada melhor do que criar uma estratégia para usar os canais online.
Hoje em dia, não é preciso necessariamente ter uma loja virtual para que os consumidores comprem da sua empresa sem sair de casa. De acordo com o seu nicho de mercado e com o perfil do seu público, é possível realizar vendas pelas redes sociais.
Claro, ao implementar esse tipo de venda, é preciso ainda definir como vai funcionar a logística, incluindo, a entrega da encomenda e o pagamento. Para tanto, existem muitas possibilidades, cabe a você avaliar o que combina mais com o seu negócio.
Além disso, a adequação de lojas pode exigir outras mudanças, inclusive, no que diz respeito aos fornecedores. Desse modo, se não for mais possível comercializar algum produto devido a problemas com o fornecedor, buque alternativas.
Pode ser preciso trocar de fornecedor ou, temporariamente, deixar de vender alguma mercadoria. Porém, essas situações não devem se tornar obstáculos para que o seu negócio continue funcionando mesmo durante a pandemia. E que tal apostar em um projeto de reforma para melhorar a sua empresa?
Mudanças físicas para melhor adaptação
A adequação do comércio em tempos de pandemia também pode exigir mudanças físicas nos estabelecimentos. A principal razão é para manter o distanciamento social, que é importante acontecer entre funcionários e clientes, mesmo que estejam de máscara.
Desse modo, uma dica é fazer marcas no chão, para que as pessoas possam se posicionar sobre elas e assim garantir a distância que devem ficar dos demais. Isso pode exigir ainda um maior espaço para a circulação dos frequentadores da loja, acarretando um projeto de reforma.
Afinal, mesmo removendo móveis e outros itens de cada ambiente, pode valer a pena realizar a abertura de uma parede externa para melhorar a ventilação. Essa pequena obra pode ser vantajosa, inclusive, no longo prazo, a fim de garantir um estabelecimento mais amplo e confortável para receber os seus clientes.
A adequação da loja para promover o fluxo adequado de clientes também pode se dar por meio da abertura de uma nova porta. Com isso, uma serve para a entrada de clientes e a outra para a sua saída.
Há maneiras diversas de tornar o seu estabelecimento mais apropriado para o cenário atual e você pode aproveitar o momento para colocar em prática projetos de reforma que já estavam sendo pensados. Porém, para qualquer mudança estrutural, é essencial contar com a orientação de profissionais qualificados.
Eles podem ajudar na tomada de decisões, para que a sua loja não só siga a adequação do comércio exigida em sua cidade, como também garanta uma boa iluminação e ventilação para o local. E claro, a segurança necessária que se deve ter ao realizar uma reforma, mesmo que pequena.